PORTARIA GM/MS Nº 1.497, DE 5 DE JULHO DE 2021

O Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, publicou uma Portaria que credencia Estados, Municípios e o Distrito Federal a receberem incentivos financeiros de custeio para as equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP). Essa medida visa fortalecer o atendimento à saúde de detentos e promover uma melhor qualidade de vida no sistema prisional.

Conforme a Portaria, os incentivos financeiros serão transferidos mensalmente, desde que não existam irregularidades que motivem a suspensão dos repasses. A transferência dos recursos ocorrerá dentro do orçamento do Ministério da Saúde, com a oneração da Funcional Programática 10.301.5019.219A – Piso de Atenção Primária à Saúde.

Principais Pontos da Portaria:

  1. Credenciamento dos Entes Federativos: Estados, Municípios e o Distrito Federal, conforme os Anexos I e II da Portaria, estão credenciados a receber o incentivo financeiro para as equipes de Atenção Primária Prisional.
  2. Transferência de Recursos: O Fundo Nacional de Saúde (FNS) será responsável pela execução das transferências de recursos aos Fundos de Saúde, de acordo com os processos de pagamento de cada ente federativo.
  3. Periodicidade dos Repasse: A transferência dos recursos será mensal, desde que não haja nenhuma irregularidade que justifique a suspensão do repasse.

A Portaria entra em vigor na data de sua publicação, trazendo uma nova fase de apoio financeiro para os estados e municípios no contexto da saúde prisional, com o objetivo de aprimorar o atendimento e as condições de saúde para os detentos.

📎 Fonte: Ministério da Saúde
🔗 Leia a matéria completa no site


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.