No episódio do podcast “Descomplicando a Contabilidade Municipal”, lançado nesta terça-feira, 3 de junho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) abordou a relevância da contabilidade no contexto do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
O episódio contou com a participação da professora Diana Lima, da Universidade de Brasília (UnB), do contador Otoni Guimarães, e com a mediação de Marcus Cunha, analista técnico em contabilidade da CNM. O debate evidenciou os principais desafios técnicos e legais relacionados à contabilidade do RPPS, fundamental para assegurar a transparência e a correta administração dos recursos previdenciários municipais.
“A base é a contabilidade pública. O que diferencia o RPPS são procedimentos específicos, como a contabilização da avaliação atuarial, bem como os ganhos e perdas de investimentos”, destacou a professora Diana Lima. Já o contador Otoni Guimarães enfatizou a importância do Plano de Equacionamento do Déficit, ressaltando que o equilíbrio financeiro e atuarial é um princípio constitucional e que sua efetividade impacta significativamente as finanças municipais.
A série de podcasts Descomplicando a Contabilidade Municipal é publicada semanalmente, sempre às terças-feiras, no site oficial da CNM. Quem perdeu os episódios anteriores pode acessá-los diretamente na plataforma.
Para mais informações, entre em contato com a área de Contabilidade da CNM pelo e-mail: contabilidade.municipal@cnm.org.br.
Fonte: Agência CNM de Notícias
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
