Durante a abertura do X Fórum Nacional de Transferências e Parcerias da União, realizada nesta terça-feira, 3 de abril, representantes do governo federal, dos Estados e dos Municípios debateram sobre o aperfeiçoamento da gestão pública. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi representada pela analista técnica de Transferências Voluntárias, Alessandra Ferreira, que destacou a necessidade de concentrar todas as transferências em uma única plataforma.
“A CNM sempre trabalha para isso. Muitas vezes os Municípios menores têm um secretário que cuida de quatro ou cinco pastas e, para ele preencher vários sistemas, é difícil. O interesse da CNM é que tudo esteja dentro de uma única plataforma, segura e transparente. A centralização reduz custos operacionais, evita retrabalho e fortalece a eficiência dos processos”, destacou Ferreira.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou a importância da Plataforma TransfereGov para a promoção da transparência na gestão pública. “Nos dedicamos imensamente para garantir essa transparência. É muito importante dizer que transparência é um dos nossos maiores compromissos, e um dos focos é a prestação de contas”, afirmou.
Por fim, a representante da CNM ressaltou que a entidade, em articulação com as organizações estaduais, orienta os Municípios no uso eficaz do TransfereGov, visando garantir a transparência e a rastreabilidade dos recursos. Alessandra também pontuou desafios que ainda precisam ser superados, como o aprimoramento da clareza dos procedimentos, o acesso à informação, a centralização dos dados sobre obras e a ampliação da transparência na indicação de emendas parlamentares para áreas como saúde, educação e assistência social.
Fonte: Agência CNM de Notícias
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
