Nesta terça-feira, 3 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Educação Ambiental, instituído pela Lei 12.633/2012 em comemoração aos 20 anos da Eco-92, a histórica Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A data marca o início das ações do Junho Verde, campanha dedicada à conscientização ambiental promovida por governos, escolas, universidades, empresas, organizações civis e comunidades tradicionais.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da atuação dos municípios na promoção da educação ambiental, conforme determina a Lei 9.795/1999. Compete aos municípios definir diretrizes e promover ações integradas que envolvam a sociedade na preservação ambiental, prevenção de desastres socioambientais e na mitigação das mudanças climáticas.
A CNM reforça que a educação ambiental não deve se limitar ao ensino formal, mas envolver também iniciativas práticas de conscientização. Exemplo disso são as boas práticas realizadas por municípios como Ladário (MS), com o projeto “Eu cuido do meu lixo, e você?”, e Sobral (CE), que promoveu palestra sobre emergência climática e gestão de resíduos sólidos para estudantes do Ensino Médio.
A entidade ressalta que o Junho Verde deve ser aproveitado pelos municípios como oportunidade para ampliar ações de educação ambiental, promovendo maior qualidade de vida e sustentabilidade.
Fonte: Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
