Minas Gerais alcança adesão histórica de 100% dos municípios à Política Nacional Aldir Blanc 2025

Minas Gerais se tornou um dos primeiros estados do Brasil a garantir a adesão completa dos seus 853 municípios à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2025, conforme dados do Ministério da Cultura. A adesão integral é um marco histórico e foi impulsionada pelo webinário promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) no dia 23 de maio.

O presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, destaca que “AMM é referência na qualificação dos gestores municipais” e celebra o resultado, que fortalece o desenvolvimento cultural em Minas.

Com previsão de repasse de R$ 266 milhões para o biênio 2024-2025, cerca de R$ 80 milhões (30%) serão destinados às culturas populares e tradicionais, como congadas, folias de reis, capoeira e artesanato, valorizando as raízes e a diversidade cultural mineira.

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, reforça o compromisso do estado com a cultura como vetor de desenvolvimento, cidadania e pertencimento.

Os números da PNAB 2024 confirmam o protagonismo do interior: 18.369 propostas enviadas por agentes culturais de 537 municípios – 47% a mais que na edição anterior – sendo 60,9% dessas propostas do interior, incluindo grupos diversos, como negros, mulheres, LGBTQIAPN+, idosos, pessoas com deficiência e indígenas.

Fonte: Portal AMM


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.