CNM divulga resultados das arenas técnicas e dos fóruns municipalistas na XXVI Marcha

Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou os resultados e encaminhamentos das arenas técnicas e dos fóruns municipalistas realizados durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, considerado a maior mobilização municipalista do mundo, contou com dezenas de painéis temáticos ao longo de quatro dias de programação, reunindo autoridades de todo o país.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Colombo (PR), Helder Lazarotto, destacou a importância das arenas no contexto do maior evento municipalista da América Latina:

“As coisas acontecem nos Municípios. As pessoas mais próximas são os prefeitos, vereadores e secretários que lidam no dia a dia com as pessoas que mais precisam. Vitórias foram conquistadas, mas nós precisamos de muito mais”, afirmou.

Em seguida, a consultora jurídica da CNM, Elena Garrido, apresentou a leitura dos resultados encaminhados por cada área técnica da entidade:

“Foram realizadas, além dos trabalhos aqui neste plenário, 50 arenas temáticas que discutiram assuntos diretamente ligados aos nossos gestores municipais, secretários, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Trabalhamos também na realização do III Fórum de Vice-Prefeitos para discutir uma série de preocupações e instrumentalizá-los na gestão municipal”, destacou.

Todos os resultados das arenas foram consolidados em um documento que descreve os temas debatidos e os pleitos apresentados pelos participantes.

Principais encaminhamentos dos Fóruns:

  • III Fórum de Vice-Prefeitos: solicitação para que a CNM apoie alterações legislativas que garantam estrutura física mínima de trabalho aos vice-prefeitos.
  • Fórum de Vereadores: pleito pela continuidade das ações de qualificação de vereadores e servidores promovidas pela CNM.
  • Fórum de Consórcios Públicos: demanda pelo fortalecimento das formas de contratualização entre Municípios e consórcios, além da necessidade de atualização da Lei de Consórcios.

Defesa Civil e Gestão Climática

Outro destaque foi a atuação da defesa civil na discussão sobre gestão climática e as oportunidades por meio do Conclima, um consórcio proposto pela CNM como estratégia nacional para buscar soluções integradas aos eventos climáticos e desastres. Foram abordadas ainda ações de cooperação regional e propostas para a criação de financiamentos contínuos e estruturantes.


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.