Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, a Arena 3 da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi encerrada com a apresentação de boas práticas essenciais para uma gestão municipal mais eficiente. Entre os principais temas discutidos, destacaram-se: planejamento estratégico, valorização da cultura local, transparência e inovação — pilares fundamentais para transformar realidades e melhorar a vida da população.
O prefeito de Paraíso do Tocantins (TO), Celso Melo, ressaltou a importância do diálogo entre os gestores e do intercâmbio de experiências bem-sucedidas. Ao falar sobre o turismo como vetor de desenvolvimento, destacou os investimentos realizados na infraestrutura e na valorização cultural da cidade:
“Em todo lugar que chega o turismo, a renda é gerada e as famílias são fortalecidas. Nossa cidade está preparada para o crescimento que estamos pensando e desenvolvendo”, afirmou.
A prefeita de Divina Pastora (SE), Izabel de Nollet, compartilhou as ações de sua gestão para fortalecer a tradição da renda irlandesa, patrimônio cultural local produzido artesanalmente por mulheres da região:
“Quando assumi a gestão, meu planejamento se baseou em impulsionar a renda irlandesa. Reuni as rendeiras, vi a necessidade de cada uma e, com o apoio do governo do estado, nossa arte foi para a França. Nossas rendeiras foram ensinar e receberam 70 euros por hora. Para mim, o mais importante é que a renda irlandesa seja repassada de geração em geração”, declarou.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Vicente Férrer (PE), Márcio Lima, abordou o protagonismo do Município em ações inovadoras voltadas à sustentabilidade:
“Como gestores, precisamos fazer a nossa parte e não sermos omissos com essa questão. Fizemos um estudo de viabilidade e eficiência energética e realizamos um investimento na implantação de um sistema fotovoltaico. Hoje, toda a iluminação pública do Município vem desse sistema”, explicou.
Segundo ele, o projeto trouxe uma economia anual de aproximadamente R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. Além disso, o Município investiu em uma frota elétrica de veículos públicos, abastecida com o mesmo sistema fotovoltaico:
“Com isso, podemos redirecionar recursos a outras políticas públicas necessárias e fundamentais”, completou.
A Arena 3 evidenciou que, independentemente do porte do Município, uma gestão comprometida, participativa e inovadora é capaz de gerar resultados concretos e transformadores para a população.
🔗 Fonte: Agência CNM de Notícias
Confira a galeria de fotos da XXVI Marcha
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
