Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) na noite da quarta-feira, 26 de março, em reunião com o secretário de relações institucionais da Corte, Manoel Moreira. A visita teve como pauta central os memoriais entregues pela CNM na semana anterior, com foco na auditoria especial dos royalties e a defesa dos interesses municipalistas diante dos embargos de declaração apresentados pelo Estado do Rio de Janeiro.
O coordenador técnico da CNM, Vinícius Almeida, e o consultor jurídico Ricardo Hermany reforçaram o compromisso da entidade com o federalismo cooperativo e manifestaram a inadequação dos embargos, já que o acórdão do TCU sobre o tema foi encaminhado às instâncias competentes, incluindo o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol).
Durante o encontro, Manoel Moreira destacou o papel estratégico da pauta municipalista para o TCU:
“Queremos criar um ambiente colaborativo. A pauta dos Municípios é estratégica para nossa presidência. Vamos ouvir a CNM para entender suas principais demandas.”
A CNM também retomou a proposta de auditoria especial sobre o subfinanciamento federal nos Municípios, cuja solicitação foi entregue em 2023 durante mobilização com milhares de prefeitos em Brasília. A ideia é obter dados técnicos sobre a insuficiência de recursos repassados pela União para o cumprimento de obrigações locais.
O TCU se comprometeu a considerar o tema no planejamento institucional, avaliando a melhor abordagem para atender às necessidades dos Entes locais.
A CNM reforça a importância de manter o diálogo aberto com os órgãos de controle, promovendo gestão eficiente e mais justa para os Municípios brasileiros.
📄 Acesse a matéria completa no site do CNM:
🔗https://cnm.org.br/comunicacao/noticias/cnm-se-reune-com-tcu-para-tratar-de-pautas-de-interesse-dos-municipios
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
