Dia internacional da Mulher: MMM destaca importância de reduzir desigualdades

Neste sábado, 8 de março, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), vinculado à Confederação Nacional de Municípios (CNM), celebra o Dia Internacional da Mulher, reforçando a importância das iniciativas para reduzir as desigualdades entre mulheres e homens. Desde sua fundação em 2017, o MMM atua para fortalecer as pautas femininas e ampliar o protagonismo das mulheres na política brasileira.

A fundadora e presidente do MMM, Tania Ziulkoski, aproveita a data para homenagear as mulheres que atuam na política. Ela enfatiza que o 8 de março é um marco significativo, que deve ser celebrado. “As corajosas mulheres que atuam na política sabem o quanto é desafiador lidar com o preconceito, a discriminação e o desrespeito. Para elas, nossa admiração e reconhecimento pela importância do MMM na consolidação do papel feminino na gestão pública”, afirma Tania.

O MMM destaca que as políticas de gênero nas decisões públicas devem incluir a participação da mulher em processos decisórios, além de fortalecer redes de oportunidades e promover projetos habitacionais. Essas ações são fundamentais para reduzir a vulnerabilidade social das mulheres, combater violências e garantir maior segurança, especialmente no transporte público, onde ocorrem diversas situações de abuso.

Durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 19 a 22 de maio, o MMM realizará um debate no palco principal do evento, com representantes femininas dos poderes Executivo e Legislativo. O objetivo será discutir maneiras de avançar nas políticas públicas e novas legislações para minimizar as desigualdades de gênero.

História do 8 de março

A data também remonta a 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque realizaram uma greve exigindo melhores condições de trabalho, como redução da carga horária, equiparação salarial e respeito no ambiente de trabalho. A greve resultou em tragédia, com pelo menos 130 mulheres morrendo carbonizadas dentro da fábrica. Mais de 60 anos depois, as mulheres continuam a luta por melhorias e direitos.

Gestoras municipais, Feliz Dia Internacional da Mulher!

Fonte: Agência CNM de Notícias
🔗 Leia a matéria completa no site do CNM


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.