Reunião do Conselho Nacional de Contabilidade Municipal discute temas importantes para a contabilidade pública

O Conselho Nacional de Contabilidade Municipal (CNCM) se reuniu na manhã desta quinta-feira, 6 de março, para o 23º encontro de seu colegiado, discutindo questões relevantes para a contabilidade pública e a gestão fiscal nos Municípios. O encontro foi conduzido pelos analistas técnicos da área de Contabilidade Pública da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marcus Cunha e Sandoval Neto.

O evento iniciou com a apresentação de temas importantes, como a reunião da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre as Organizações Sociais (OS), a divulgação da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e o lançamento do podcast “Descomplicando a Contabilidade Municipal”, promovido pela CNM.

Discussões técnicas

Durante a reunião, os membros conselheiros, que representam as 26 Unidades da Federação, receberam a visita do auditor do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), Vitor Maciel, que explicou os procedimentos de verificação no Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) e abordou a transparência no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc).

A conselheira Elisângela Fernandes também trouxe uma reflexão sobre as estratégias para melhorar o ranking de Qualidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), além de discutir a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 982, que trata das competências dos Tribunais de Contas. Para mais detalhes sobre a ADPF, acesse aqui.

Oportunidade de participação

O CNCM ainda conta com vagas para contadores municipais dos Estados de Amapá, Ceará, Pará, Paraná e Roraima. Se você deseja integrar o colegiado, entre em contato com a CNM pelo e-mail: contabilidade.municipal@cnm.org.br ou pelo telefone 61-2101-6070.

Fonte: Agência CNM de Notícias
🔗 Leia a matéria completa no site do CNM


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.