O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, enviou à Assembleia Legislativa na última terça-feira (5/2) uma proposta de reforma administrativa que inclui a criação de um Núcleo de Combate à Corrupção, vinculado à Controladoria-Geral do Estado (CGE).
Com o objetivo de aprimorar o combate a crimes contra os cofres públicos, a reforma busca estabelecer um grupo especializado para investigar supostos casos de corrupção em Minas Gerais. Esse núcleo utilizará o cruzamento de diversas bases de dados do Estado, como contratos, compras e pessoal, para identificar práticas ilícitas e garantir a boa gestão dos recursos públicos.
Objetivos e Atuação do Núcleo
O Núcleo será responsável por:
- Investigações de corrupção no âmbito do Estado.
- Realização de operações especiais, atividades de inteligência e acordos de leniência (mecanismo previsto pela Lei Anticorrupção 12.846/13).
- Parcerias estratégicas com órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil, visando fortalecer a rede de combate à corrupção.
Segundo Rodrigo Fontenelle, controlador-geral do Estado, a criação do Núcleo tem como meta tornar a CGE mais efetiva e estratégica, com uma atuação articulada e em rede para alcançar melhores resultados.
Estrutura e Funcionamento
O Núcleo absorverá a atual Assessoria de Inteligência em Controle Interno, que atualmente gerencia informações estratégicas, e contará com servidores da CGE que possuem experiência em acordos de leniência e investigações de grandes volumes de recursos.
Reforma Administrativa: Mais Eficiência e Economia
A reforma também prevê a redução de secretarias de 21 para 12 e a extinção de empresas, autarquias e fundações, com economia estimada de R$ 1 bilhão ao longo de quatro anos. A proposta busca ainda reduzir a estrutura estadual de 75 para 57 órgãos, além de gerar economia por meio do corte de cargos comissionados e ganho de eficiência administrativa.
📎 Fonte: Agência Minas – Governo do Estado de Minas Gerais
🔗 Leia a matéria completa no site do AGÊNCIA MINAS
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
