O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) aderiu ao levantamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em apoio ao Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB). A ação faz parte de uma fiscalização nacional coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com a participação de outros 24 Tribunais de Contas do país. O objetivo é coletar dados e mapear riscos relacionados à política pública de alfabetização infantil em todas as unidades da Federação.
O TCEMG destaca a importância da participação ativa dos prefeitos, secretários municipais e estadual de Educação no preenchimento do questionário, como forma de colaborar para um diagnóstico amplo e preciso das condições da alfabetização infantil no Brasil. A adesão dos entes federativos é fundamental para identificar os principais desafios e subsidiar melhorias nas políticas públicas educacionais.
Os municípios e o Estado de Minas Gerais terão o prazo de 30 dias para responder aos questionários disponíveis na plataforma do TCU. A ferramenta é a responsável por receber as respostas e repassar as informações aos respectivos Tribunais de Contas.
Instruções para preenchimento do questionário:
Após concluir o questionário, clique em “Enviar” na última página. Só após esse envio será gerada a mensagem de confirmação e a possibilidade de imprimir o conteúdo como registro.
Utilize um e-mail pessoal (não institucional), pois alguns municípios relataram dificuldades no recebimento do link em endereços institucionais.
Ao acessar o link, será necessário preencher um cadastro com nome completo e e-mail válido.
O sistema enviará um link de acesso para o e-mail informado. Verifique também as pastas de spam e lixo eletrônico.
É possível salvar as respostas parciais. Para isso, clique em “Salvar” e crie uma senha, que será solicitada posteriormente para retomar o preenchimento.
📎 Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – Coordenadoria de Imprensa
🔗 Leia a matéria completa no site do TCEMG
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
