Municípios têm até o fim de agosto para realizar conferências de segurança alimentar e nutricional

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) divulgou as datas da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Brasília. Com o lema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, o evento tem como objetivo avaliar políticas públicas e propor ações para o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O processo preparatório envolve uma série de conferências em todo o país, com o seguinte calendário:

  • Conferências Municipais e/ou Regionais ou Territoriais: até 30 de agosto de 2023
  • Conferências Estaduais: até 30 de outubro de 2023
  • Conferências Livres Nacionais: até 30 de outubro de 2023
  • Encontros Temáticos Nacionais: até 30 de outubro de 2023

Os Municípios que integram o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) — atualmente 572 — são especialmente incentivados a organizar suas conferências. A realização deve ser feita em diálogo com os respectivos Conseas Estaduais, que orientarão o calendário, metodologia, critérios de escolha de delegados e elaboração dos produtos finais.

As conferências municipais podem ser convocadas por Resolução do Consea Municipal ou por ato do Poder Executivo local. Além de fortalecer o debate sobre segurança alimentar, esse processo permite levantar dificuldades enfrentadas nos territórios e propor medidas concretas que poderão compor o novo Plano Nacional de SAN.

A etapa nacional será conduzida pelo Consea Nacional, em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e demais integrantes do Sisan.

📎 Fonte: Agência CNM de Notícias
🔗 Leia a matéria completa no site do CNM


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.