Conselho Nacional dos Contadores Municipais é instalado durante a XXIII Marcha

Durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada no dia 28 de abril, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) oficializou a criação do Conselho Nacional dos Contadores Municipais, uma iniciativa que visa fortalecer a voz dos profissionais da contabilidade pública junto aos órgãos de controle.

O Conselho será composto por 52 membros votantes, sendo 26 contadores de capitais e 26 de Municípios do interior com até 20 mil habitantes que não integrem regiões metropolitanas. A participação é restrita a profissionais que ocupem cargos efetivos ou comissionados, e que sejam responsáveis pelas assinaturas das demonstrações contábeis municipais.

Segundo Marcus Cunha, analista técnico de Contabilidade da CNM, a criação do Conselho é fundamental para dar voz às demandas dos contadores municipais. “Há algum tempo temos dificuldade em levar a voz do contador municipal aos órgãos de controle, como o Conselho Federal de Contabilidade e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Agora, com o Conselho, conseguiremos apresentar com mais propriedade as dificuldades enfrentadas na administração pública municipal”, destacou.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, também celebrou a iniciativa, enfatizando a importância da medida para o fortalecimento da gestão contábil pública: “Vamos aprimorar o protocolo lançado e organizar ainda mais esse setor fundamental para a administração municipal”, afirmou.

📎 Fonte: Agência CNM de Notícias
🔗 Leia a matéria completa no site do CNM


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.