O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) publicou nesta terça-feira, 3 de setembro, uma atualização no Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom). O novo módulo, denominado Acompanhamento Mensal, passa a receber informações detalhadas sobre as obras públicas executadas pelas prefeituras mineiras, com vigência já para o próximo exercício.
A iniciativa marca o primeiro passo rumo à implantação do Sistema de Informações de Serviços e Obras Públicas (Sisop), que substituirá o atual GEO – Obras a partir de 2020.
Ainda neste mês, o Sicom será ampliado com dois novos módulos complementares ao Sisop: Edital e Obras. A partir do exercício de 2020, o envio de dados por meio desses módulos será obrigatório para todos os órgãos e entidades municipais e estaduais.
De acordo com a Diretoria de Matérias Especiais do TCEMG, as minutas dos novos leiautes do Sisop serão disponibilizadas em breve no Portal do Sicom, e os interessados poderão enviar sugestões por meio da ferramenta “Fale com o TCE – Jurisdicionados”.
O novo Sisop será uma ferramenta mais moderna e eficiente para controle e fiscalização das despesas públicas com obras. Ele vai priorizar o uso de dados estruturados, além de permitir a aplicação de malhas fiscais e trilhas de auditoria, fortalecendo a gestão pública, a transparência e a tomada de decisões estratégicas.
📎 Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – Coordenadoria de Imprensa
🔗 Leia a matéria completa no site do TCEMG
Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
