Pesquisa realizada pelo FNDE avalia programa Caminho da Escola

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou uma ampla pesquisa com foco no programa Caminho da Escola. O levantamento, divulgado em 24 de janeiro, tem como objetivo subsidiar as decisões do FNDE no que diz respeito à gestão da assistência técnica e financeira da política de transporte escolar.

A pesquisa abordou aspectos diversos da frota utilizada no transporte de estudantes, tanto nas zonas rurais quanto urbanas, incluindo informações sobre a demanda, idade média dos veículos e a adequação dos meios de transporte. Casos como o uso de caminhões e caminhonetes adaptadas, popularmente conhecidos como “pau de arara”, também foram avaliados.

Apesar da importância do estudo, dos 5.570 municípios brasileiros que receberam os questionários, apenas 2.361 responderam, o que representa 42,4% de participação no período de coleta, iniciado em julho de 2018.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância da participação dos gestores em pesquisas como esta, destacando que os dados coletados são fundamentais para a manutenção de políticas públicas eficazes e o aperfeiçoamento das ações existentes no âmbito do transporte escolar.

Os questionários foram disponibilizados online para gestores municipais, conselheiros do Fundeb, e mais de 77 mil diretores de escolas em todo o país. Dados relacionados ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) também foram contemplados e serão divulgados futuramente.

📎 Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações do FNDE
🔗 Leia a matéria completa no site do CNM


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.