Na Ponta do Lápis presente em mais duas escolas de Belo Horizonte

No dia 23 de agosto de 2018, a equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) visitou duas escolas estaduais de Belo Horizonte, dando continuidade ao programa “Na Ponta do Lápis – Vertente Formação”. Durante a visita, a direção, coordenação, professores e alunos dos colégios Ursulina de Andrade Melo e Odilon Behrens participaram de atividades que abordaram o uso do aplicativo do TCEMG, que permite a denúncia do mau uso do dinheiro público nas escolas.

A diretora da escola Ursulina de Andrade Melo, Graça Soares Martins, abriu as portas da escola para a equipe do Tribunal, compartilhando sua experiência como interventora. Graça falou sobre os desafios enfrentados em sua gestão, como desentendimentos entre pais, professores e direção. Ela destacou o uso da parábola das “Três Peneiras de Sócrates” para ajudar a resolver conflitos, questionando se o que era dito era verdade, bom e necessário.

Durante a manhã, a servidora Sissi Dalila Sales Cardoso conversou com os alunos do 1º ano do ensino médio sobre a corrupção, apresentando o aplicativo. À tarde, o assessor Paulo Vicente Guimarães esteve com os estudantes do 9º ano da escola Odilon Behrens, discutindo melhorias para a escola e assistindo a um vídeo de animação sobre corrupção.

Além disso, a analista de sistemas Gisele de Lourdes explicou as funcionalidades do aplicativo para os diretores das escolas, que podem responder questionários, enviar sugestões, fazer relatos e registrar problemas nas unidades de ensino. Os alunos também receberam material de divulgação e foram incentivados a espalhar a ideia de melhorar a educação pública de Minas Gerais.

📎 Fonte: Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCEMG
🔗 Leia a matéria completa no site do TCEMG


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.