SOF e STN disponibilizam produtos aplicados à Federação

Em consonância com os entendimentos da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF), foram publicadas, em 15 de junho, importantes normativos voltados à atualização e ao aprimoramento da contabilidade pública no país. As portarias tratam do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), da atualização da Portaria Interministerial nº 163/2001, do Ementário de Natureza da Receita e da nova edição do Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF).

Confira a seguir os principais pontos:


1. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP 2019

Portaria nº 390, de 14 de junho de 2018

Aprova o PCASP 2019, de adoção obrigatória para o exercício financeiro de 2019, além do PCASP Estendido 2019, de adoção facultativa. As atualizações trazem melhorias na estrutura das contas contábeis e facilitam o alinhamento com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

📎 Acesse o PCASP 2019 e suas sínteses de alterações: tesouro.gov.br/pcasp


2. Atualização da Portaria Interministerial nº 163/2001

Portaria Interministerial nº 1, de 14 de junho de 2018

Altera o artigo 2º e o Anexo I da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001, promovendo ajustes que visam adequar a norma às mudanças nas classificações orçamentárias e estruturais vigentes.


3. Ementário de Natureza da Receita Orçamentária

Portaria nº 388, de 14 de junho de 2018

Atualiza o Ementário de Naturezas da Receita para aplicação no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, promovendo o desdobramento da classificação por natureza da receita orçamentária e facilitando o controle e a padronização da arrecadação pública.

📎 Consulte o ementário atualizado: tesouro.fazenda.gov.br/ementario-da-receita-orcamentaria


4. Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF (9ª edição)

Portaria nº 389, de 14 de junho de 2018

Aprova a 9ª edição do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF, que traz diretrizes para a elaboração e envio dos demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com alterações voltadas à maior precisão técnica e aderência às normas contábeis vigentes.

📎 Acesse o MDF atualizado: tesouro.fazenda.gov.br/mdf

📎 Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional – Portarias publicadas em 14/06/2018
🔗 Leia a matéria completa no site do SICONFI


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.