CNM e Conasems alinham estratégias para orientar Municípios sobre recursos da saúde

Na manhã desta terça-feira, 12 de junho, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, recebeu o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, para discutir estratégias que facilitem a utilização dos recursos destinados à saúde municipal. A reunião, realizada na sede da CNM em Brasília, teve como objetivo encontrar formas de esclarecer e orientar os gestores municipais sobre o uso dos recursos após as recentes mudanças nos blocos de financiamento da saúde.

Mudanças nos repasses da saúde

O Ministério da Saúde anunciou, no final de 2017, modificações nos repasses de recursos aos Municípios. As entidades estão trabalhando em conjunto para avaliar o impacto dessas alterações na gestão municipal da Política Pública de Saúde. Em maio, durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a CNM abriu um espaço junto ao Conasems para avaliar a real situação enfrentada pelos Municípios na gestão desses repasses. Os resultados dessa avaliação foram apresentados na reunião de hoje.

Desafios e soluções para os gestores municipais

O encontro foi marcado por um debate sobre as principais dificuldades identificadas pelos gestores municipais. O principal objetivo foi alinhar estratégias para a criação de materiais que irão orientar os secretários de Saúde e prefeitos. A CNM e o Conasems trabalharão juntos na elaboração de uma cartilha, um vídeo explicativo e outros materiais voltados à gestão dos recursos de saúde.

Alinhamento de estratégias

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, destacou a urgência de alinhar as estratégias para garantir que os Municípios sigam uma única conduta. “Vamos alinhar para que todos tenham uma conduta única, facilitando a orientação da CNM, do Conasems e de outras entidades aos Municípios”, afirmou Junqueira.

Compromisso da CNM

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, ressaltou o compromisso da Confederação em apoiar os gestores municipais. “A CNM tem esse papel de orientar e caminhar lado a lado com os gestores municipais. Vamos fazer o que for preciso para ajudá-los. Sabemos que os prefeitos podem errar, mas muitas vezes isso acontece pela falta de conhecimento. Não podemos deixar que isso aconteça”, afirmou Aroldi.

Convite para o Seminário Conasems

Aproveitando a oportunidade, Mauro Junqueira convidou pessoalmente Glademir Aroldi para o XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá de 25 a 27 de julho, em Belém, no Pará. “A presença da CNM é muito importante. O senhor tem sido um parceiro, e seria muito bom contar com sua presença na abertura do evento”, destacou Junqueira.


Fonte: Confederação Nacional de Municípios (CNM)


Descubra mais sobre SF Auditoria e Consultoria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.